sexta-feira, março 23, 2007

Sai uma xc7 para a mesa do canto sff

A encomenda:

Andava desde o ano passado de olho numa. Desde as promoções de fim de época em que já não havia o meu tamanho. Fui-me entretendo com a minha HT mas já estava com ideias fixas, tinha de ter uma. E depois de uma noite mal dormida assim, foi... chegar ao trabalho e enviar um mail a encomendar com os dados. Havia o meu tamanho disponível, e foi dar os dados para pagamento numa sexta, na segunda-feira tinha sido facturada, e na terça seguinte estava a caminho!


A espera:

O prazo dado foram 8/10 dias. A parte que custa é ver os fins-de-semana a passar... E ao fim dos 10 dias não tinha chegado ainda. No 11º dia mandei mail a perguntar se algo se tinha passado, mas mais ao menos ao mesmo tempo ligam-se de casa a dizer que tinha acabado de bater à porta o carteiro com uma encomenda para mim. Chegando a casa lá estava o esperado bikeguard.


Montagem:

Muito simples, só meter as rodas e os apertos, e o guiador, e bombar ar para os amortecedores e suspensões, e está feito. A seguir foi só meter no carro e ir andar. 10 Kilómetrozinhos em Monsanto só para ver o estado actual e os ajustes a fazer.



A acção:

E pronto, é para isto que ela veio. Uma maravilha a subir (com suspensão trancada e amortecedor em propedal na posição 3), muito leve mesmo. Ainda não pesei mas penso que mesmo com pedais ainda está algo longe dos 13kg . Chegando lá a cima abre-se a suspensão e amortecedor e é descer e descer aos berros. A ver se não me esqueço de travar... E por falar em travões, eu que estava habituado aos v-brakes, estes Formula Oro Bianco que vêm na xc7 são para cima de geniais. Fiz uma descida gigante em alcatrão a alta velocidade, e os travões são muito suaves, nada do que estava habituado, mas a léguas. Fui também experimentado as várias posições do amortecedor, e responde muito bem mesmo.



Ajustes:

Ainda estou à procura da melhor posição para o selim, e para as manetes de travões e mudanças. Estava habituado ao Shimano invertido, agora há que "inverter"... As mudanças SRAM parecem-me um pouco mais barulhentas, e dá-me ideia que ou é mesmo da falta de hábito ou a afinação precisa de alguns ajustes que estava sem paciência para fazer na primeira volta. Este fim-de-semana segue o segundo teste no "campo", e logo se vê.