quinta-feira, março 22, 2007

XC4 - Ultimos retoques

Uma semana depois de receber a minha XC4, e de ter tempo para a conhecer melhor e realizar alguns ajustes, está cada vez mais perfeita, como um fato costurado à medida.

As suspensões:
Fiz um update ao meu primeiro post onde coloquei uma errata na opinião que inicialmente expressei das suspensões. Basicamente já li os manuais e fiz-lhes os ajustes que precisavam, e já estou a saber tirar melhor eficiência delas. O propedal é muito bom, e o lock da Reba também desde que ajustei o floodgate para desbloquear mais facilmente perante pequenos impactos. Consigo literalmente pedalar sem bombeio, mesmo a subir em pé, e ter o amortecimento disponível quando é preciso, tanto atrás como à frente.
Li até que o lock da Reba pode ser progressivo, só depende se o modelo de poplock o permite - Pelo menos li num forum que alguém terá optado por outro bloqueio remoto e coloca o bloqueio a 1/3 2/3 como quiser - parece-me agora supérfluo e que ter o floodgate adequado bastará.
Os pequenos ajustes:
Manetes dos travões bem mais inclinadas para baixo, já a senti-las como realmente gosto, sem stress no dedo indicador. As manetes das mudanças também ficam assim bem mais próximas do polegar, especialmente as mais pequenas que fazem descer a corrente tinham acesso algo difícil debaixo do guiador antes deste ajuste. As mudanças Sram não requerem nenhuma força, trata-se de melhorar apenas o posicionamento.
A posição ideal do selim, mais avançado ou recuado, é o que costuma levar mais tempo a aferir. Ainda não estou bem no ponto, mas vai-se encontrando com o tempo.
Selim:
O novo bonito e confortável selim que já está na bike, está lá muito bem. Outro melhor? talvez compre o SMP extra preto por 40 euros http://www.centralbikes.com/site/components/com_virtuemart/shop_image/product/smp_extra.jpg
É um pouco mais pequeno que o TRK man, a curvatura para baixo na frente também parece menor, de resto é igual. Perfil arredondado não lhes falta, se forem fofos, tipo gel, talvez não haja melhor opção para aquele preço, não deve ser ao acaso que a grande maioria tem preferido esses SMP.

Coisas em falta:
Uma botija & suporte de botija. Porque não uma da Canyon? vou questionar o pjfa.