quinta-feira, junho 28, 2007

Nova Susp. Total em Carbono no Eurobike



O leitor mais atento decerto a terá visto no catálogo Canyon de 2006. Na página 5, é visível um esboço da nova suspensão total em carbono.
Agora, após mais de 2 anos de desenvolvimento e optimização, muitos testes dinâmicos, a nova bicicleta da série F10 está pronta para a produção.
Com um peso de apenas 1800gr (quadro tamanho M, sem amortecedor), o (ainda sem nome) quadro oferece 100mm de curso e, no entanto, está destinado a uma utilização de competição em maratonas de todo o tipo.
Para ganhar a maxima rigidez, mantendo o baixo peso, a Canyon utilizou o Método dos Elementos Finitos (FEM) para obter esta configuração de quadro. O resultado desta análise é um quadro trapezoidal muito compacto com o sistema basculante muito curto. Para alcançar a neutralidade da transmissão do sistema cinematico, a Canyon posicionou um pequeno rolamento selado radial extremamente próximo da base do amortecedor. Como cereja no topo do bolo temos um quadro com tubos de diâmetro variável. Quadros com tamanhos grandes são geralmente menos rígidos assim como os quadros mais pequenos são-no mais. Isto não acontece com o novo quadro Canyon.
O quadro é composto por três partes. Quadro principal, escoras e tubo vertical são produzidos segundo o método monocoque, utilizando apenas fibras de carbono com especificações para a aeronáutica. Os dropouts sobredimensionados, anodizados, não auxiliam apenas na dissipação do calor mas oferecem também uma área considerável de contacto para a colagem da escora. Esta é também uma razão para a rigidez do triângulo traseiro, assim como dos dois rolamentos selados do Horst-link. Tem espaço suficiente para um bidon de hidratação, um espigão totalmente recolhível, um amortecedor alcançável em qualquer situação assim como os cabos totalmente embutidos e devidamente fixos, são a evidência do novo desenvolvimento da Canyon.
Para o modelo de topo, a Canyon tem um peso abaixo dos 10kg e um preço final de menos de 4.000€.