quinta-feira, junho 04, 2009

Maratona de Viana do Castelo
























Eu fui um dos que completou os 80km, cheguei em 33º e atendendo que nos 3 dias que antecederam a maratona apenas dormi cerca de 15 horas, visto que tive a oportunidade de ver a final da liga dos campeões em Roma e ficar o resto da semana lá, fiquei contente com a minha prestação. De recordação comprei a “maglia rosa” que estriei na maratona.

Muito calor, horário de saída tardia (10:30) e alguma irresponsabilidade quer por parte da organização ao não acautelar pontos de agua/abastecimento suficientes pelo menos para os mais atrasados, quer por parte dos participantes que encaram estes passeios sem o mínimo de condições, quer físicas quer de autonomia, faço em água e sólidos. Estes foram os condimentos para que hoje existam imensas criticas à organização do evento. O que na minha perspectiva nem todas são válidas.
Penso que devemos reflectir um pouco para que nunca nos coloquemos em perigo, e não se repitam casos extremos como se passaram em Viana.

Quanto a maratona propriamente dita, foi de uma dureza considerável com poucas zonas rolantes, muitas subidas, longas e duras e descidas das quais não davam para recuperar tal era a técnica ou velocidade que se atingia. Registei um acumulado positivo de 1800m, menos por exemplo que os 5 cumes de Barcelos com 2100m, no entanto pareceu-me bem mais técnica e dura atendendo que a única zona com melhor piso foi já na parte final junto à costa até Viana.

Tive uma pequena queda sem consequências físicas nem mecânicas e um furo originada por um corte no flanco do pneu da frente, de resto a CANYON continua a ter um comportamento exemplar, nunca comprometendo oferecendo eficácia e performance qp para um BTTista como eu.

A RC9 já leva 4000km, até agora só levou com um pneu atrás, no entanto já me preparo psicologicamente para comprar um novo jogo de pneus e talvez corrente pedaleira/carretos.

Próxima maratona, vais ser a de Caminha a realizar no dia 21 de Junho com passagem obrigatória na serra d´arga. Pela informação da organização será também de dureza considerável mas praticamente toda efectuada em estradões e com belas paisagens garantidamente.