terça-feira, julho 27, 2010

ULTRAMARATONA EM PEREGRINAÇÃO A SANTIAGO DE COMPOSTELA
















Ao fim de três anos sucessivos entre marcações e desmarcações ora com um grupo, ora com outro, e de forma completamente esporádica eu e mais três elementos (André Alves, Romão e Manuel Franco) lá combinamos finalmente em percorrer a distância de Esposende até Santiago de Compostela numa etapa só.

Eram 3 horas da manhã de Domingo dia 25 de Julho, precisamente dia de Santiago, quando arranquei de Esposende juntando-se em Neiva e Viana do Castelo os restantes elementos.

18º de temperatura marcava o inicio, pelo meio tivemos 11º em TUI e muito vento onde o Romão lá deixou escapar o velho ditado, “de Espanha nem bons ventos…”, a partir daí foi sempre a subir com 37º de máxima e uma pequena brisa que lá ia refrescando os corajosos.

Quanto ao caminho propriamente dito, simplesmente espectacular, com sinalização de fazer inveja a muitos passeios (só faltava mesmo os abastecimentos), com informação de distância em falta ao pormenor até à unidade de metro.

Percorrer o caminho faz-nos transportar para uma meditação profunda, dado os milhares de pessoas que percorrem o mesmo caminho ano apôs anos, todos com significados distintos mas com o mesmo objectivo, chegar a Santiago de Compostela.

Há uma serie de variedades de trilhos, desde os que permanecem intactos há séculos, aos que passam pelas pequenas povoações, outros com sucessivas subidas e descidas mais íngremes, com vistas fantásticas para Rias Baixas e Pontes Romanas…

No final, contabilizamos, no meu caso 194 km e 9 horas e 15 minutos e muita àgua barras, gel, bocadillos de jamón e tortilla.

O regresso foi mesmo de comboio ficando o reparo que os inter-regionais espanhóis nada ficam a dever ao nosso alfa pendular. Para quê o TGV, equipem a CP com comboios dignos do século XXI.

Muito mais haveria que contar, fica para uma outra altura…

A repetir com toda a certeza, antes e para que a peregrinação fique completa e como manda a tradição, fica na algibeira quem sabe para 2011, Santiago – Finisterra.
Aos Canyonistas que partem dia 3 de Agosto "bom caminho".