quarta-feira, março 31, 2010

Parceria Canyon Bicycles GmbH - Geopark Naturtejo em BTT - Dia 05



"De Barco e Comboio

Ao 5º dia aconteceu tanta coisa espectacular que é difícil escolher o que destacar para esta pequena crónica.
Acordámos às 6 da manhã e toca a rolar em direcção à Amieira, onde tínhamos que apanhar o comboio às 9h. Para chegar à estação é necessário apanhar a Barca que atravessa o Tejo e isso é que foi o problema. O Sr. Carlos e o Sr. Luís da junta da Amieira não conseguiam por o motor a trabalhar! Depois de todos termos puxado a baraça lá alguém se lembrou que era necessário abrir a torneira da gasolina! Com algum stress lá conseguimos apanhar o comboio!"


Mais em http://naturtejoembtt.blogspot.com.

Galeria Fotográfica - Etapa 05

Parceria Canyon Bicycles GmbH - Geopark Naturtejo em BTT - Dia 05 by Canyon Portugal


Hoje foi um dia diferente.

Pegámos na Canyon e fomos ter com o Carlos Lourenço e com o Rui Lourenço.

O combinado foi estar na Estação da CP em Castelo Branco e apanhar o Regional até Castelo Novo.
O Carlos e o Rui vinham já de Amieira do Tejo, o Augusto Lourenço e eu aguardámos pela chegada do comboio que - por sinal - vinha com atraso.

Pelas 10:10 lá entrámos e tratámos logo de arrumar as bicis juntamente das outras duas.
Já no comboio, foi tempo de ouvir a história do dia, em que meteu o Rio Tejo, um barco e um motor pouco colaborador. Mas, essa história, poderá ser lida no blog http://naturtejoembtt.blogspot.com.

Após o combóio parar em Alcains, Lardosa e Soalheira, foi a vez de sairmos em Castelo Novo. Tempo para colocar capacetes, preparar tudo e fazermo-nos à Serra da Gardunha.

A Gardunha é já uma velha conhecida, foi palco do III Encontro COC_PT em Setembro de 2009 e o percurso que iríamos fazer hoje, tinha partes coincidentes, ainda que em sentido contrário.

Em Castelo Novo, tirámos algumas fotos junto da fonte e continuámos a subir. A subida foi feita a bom ritmo e eu só pensava "O Carlos e o Rui vão já com mais de 9000m de acumulado nestes últimos 4 dias e estão a subir deste forma!?".

Chegados aos 800m de altitude (aproximadamente) tirámos mais fotos no Anfiteatro Natural da Serra da Gardunha.
Mas, o objectivo situava-se nos 1100m de altitude e, foi para lá que nos dirigimos.

A paisagem proporcionada pela altitude é simplesmente divinal. Lá ao longe avistávamos Castelo Branco, local onde a etapa de hoje terminará.

Outra nota dominante da altitude, é o frio e o vento. Nada como estar bem agasalhado para evitar contratempos.
Já no nosso objectivo, visitámos as rochas esculpidas pela erosão química ao longo dos anos.

Se subimos muito, descemos muito. E foi isso que aconteceu.

Era agora hora de encontrar um local para almoçarmos (comer qualquer coisa, entenda-se). Foi num antigo edifício dos Serviços Municipalizados que poderia muito bem ser reaproveitado para Turismo de habitação.

Depois de alimentados, era tempo de acabar a descida e procurar um sítio onde beber um café.

É sempre engraçado ver a reacção dos locais quando entramos num estabelecimento.

A partir de ali até Castelo Branco, seria sempre a rolar. Teríamos que passar ainda junto à Barragem da Marateca e Alcains - onde nos aguardava o Mário e uma visita ao Museu do Canteiro.

A visita foi guiada pela Andresa que nos desvendou um pouco da arte de trabalhar a pedra. Foi pena não termos ficado para nos deliciarmos com o Salame de Chocolate que estava a ser feito no momento.

Era hora de rumar a Castelo Branco, onde o Rui e o Carlos eram já aguardados por um parceiro desta aventura.

Pelas 17hoo terminámos a nossa aventura com estes verdadeiros aventureiros.

As bicicletas Canyon Grand Canyon AL 6.0 e Grand Canyon AL 7.0 receberam as merecidas atenções no Service Center da Canyon Portugal, nomeadamente:
- lavagem;
- lubrificação;
- afinação das pinças de travão.

Clicar sobre a imagem do bilhete de comboio para aceder à Galeria Fotográfica com 312 fotografias.

terça-feira, março 30, 2010

Parceria Canyon Bicycles GmbH - Geopark Naturtejo em BTT - Dia 04


"Chegámos ao Alentejo

Sair de Vila Velha de Rodão hoje de manhã não foi fácil! Primeiro foi o Pequeno almoço que degenerou numa agradável e demorada conversa com os “amigos” do Centa/Herdade das Tojeiras! Depois comprar o almoço (pão, queijo, presunto e bananas), tomar um café, encontrar a passagem pedestre para atravessar a linha do comboio, ir à Farmácia (O Carlos teve um pequeno problema técnico sem gravidade!), e por último procurar o Posto de Turismo. Foi aqui que começou efectivamente nossa viagem de hoje com a vista de alguns exemplares de troncos fosseis semelhantes ao de perais. A simpática Ana explicou-nos que o tronco de perais tem actualmente paradeiro desconhecido, este era semelhante aos que existem naquele espaço só que de enormes dimensões!"


Mais em http://naturtejoembtt.blogspot.com.

Galeria Fotográfica - Etapa 04

segunda-feira, março 29, 2010

Parceria Canyon Bicycles GmbH - Geopark Naturtejo em BTT - Dia 03



"Por caminhos nunca antes BTTados

O início da etapa de hoje foi difícil! Quando acordámos estava a chover e isso pôs a moral um bocado em baixo. Aproveitando a assistência da Opções e Alternativas mudámos o inicio da etapa para Proença-a-Nova. Com a chuva que caia a ideia era passar rapidamente pelo Vale Mourão e pelas portas do Ródão e fazer a etapa sempre a rolar para não arrefecer e apanharmos uma constipação que hipotecasse o resto da viajem."



Mais em http://naturtejoembtt.blogspot.com.

Galeria Fotográfica - Etapa 03

domingo, março 28, 2010

Parceria Canyon Bicycles GmbH - Geopark Naturtejo em BTT - Dia 02


"Viajar no Tempo

Na segunda etapa aprendemos que neste tipo de viagens quando a subida aperta não há que forçar para aguentar a velocidade, há é que manter o ritmo e a força da pedalada e reduzir a mudança e a velocidade! Ninguém corre atrás de nós! Para além da fadiga, claro está!"


Mais em http://naturtejoembtt.blogspot.com.

Galeria Fotográfica - Etapa 02

sábado, março 27, 2010

Parceria Canyon Bicycles GmbH - Geopark Naturtejo em BTT - Dia 01



"Caprichosa, Poderosa e Delicada

A primeira etapa da nossa aventura levou-nos até Álvaro, uma Aldeia de Xisto empoleirada no cume de um monte a debruçar-se sobre o Zêzere. Depois de pagarmos uma “divida” na mercearia da Senhora Manuela, seguimos pela Gaspalha em direcção a Cambas sempre a apreciar à nossa direita como a água do Rio foi caprichosa na escolha do seu Curso, definindo inúmeros meandros."


Mais em http://naturtejoembtt.blogspot.com.

Galeria Fotográfica - Etapa 01

sexta-feira, março 26, 2010

Parceria Canyon Bicycles GmbH - Geopark Naturtejo em BTT

O Rui Lourenço no nosso Service Center, com a sua Grand Canyon AL 7.0.
O Carlos Lourenço não pode estar presente mas, amanhã, estará ao guiador da sua Grand Canyon AL 6.0.

quarta-feira, março 24, 2010

Parceria Canyon Bicycles GmbH - Geopark Naturtejo em BTT

Já chegaram as bicicletas Canyon Grand Canyon AL 6.0 e Grand Canyon AL 7.0 que o Rui Lourenço e o Carlos Lourenço irão utilizar na aventura que liga Álvaro a Penha Garcia pelo Geopark Naturtejo ao longo de 700kms em BTT, 8 dias a pedalar, 16 Geo-monumentos, 0 emissões de CO2 e 2 Homens em Expedição, entre os dias 27 de Março e 3 de Abril de 2010.

Poderão seguir diariamente esta aventura em http://naturtejoembtt.blogspot.com para além do blog http://canyon-portugal.blogspot.com. Não deixe também de visitar o website http://www.naturtejoembtt.com.




































terça-feira, março 23, 2010

Apresentação

Olá a todos Canyoneros,
O meu nome é Vítor e sou um orgulhoso dono de uma Nerve AM 6.0 de 2009. Que máquina !


Esta foto foi tirada pelo meu amigo Acácio Pinto a 13 de Fevereiro de 2010 numa subida épica ao Marão. Acrescento que foram companheiros de sofrimento o Chefe, Coutinho e o Marco.
A vossa sorte é que ainda não são transmitidos odores via web, porque senão, e apesar do frio, iria ser muito mau...
...porque já surgiram dúvidas acerca da proveniencia do cheiro, esclareço, estou a falar dos suvacos...


... Aguardem noticias minhas.

Um Abraço,
Vítor

segunda-feira, março 22, 2010

Ana Filipa Santos no III Triatlo do Ribatejo

Disputou-se ontem no Ribatejo (partida em Alpiarça e chegada a Santarém) a segunda etapa da Taça de Portugal. A prova assumiu o papel de primeiro grande teste de Triatlo na temporada 2010. Em prova estiveram todas as referências nacionais da modalidade e ainda atletas das Selecções Russa, Espanhola, Israelita e Inglesa.


No sector feminino Ana Filipa Santos foi a 5.ª melhor portuguesa e uma vez mais a segunda melhor sénior (atrás de Maria Areosa). Na geral, dominada pelas atletas russas, Ana Filipa Santos foi 12ª na classificação, no meio de mais de 45 atletas. Colectivamente a equipa feminina composta por Mariana Costa, Ana Filipa e Filomena Gomes, somou o 2.º lugar consecutivo na Taça de Portugal, batida apenas pelo Clube Olímpico de Oeiras.

quinta-feira, março 18, 2010

Ana Filipa Santos sagra-se Vice-Campeã Nacional Duatlo Age-Group

Disputou-se no domingo passado no Cadaval o Campeonato Nacional de Grupos de Idade. Para além da atribuição dos títulos nacionais a prova foi ainda de observação para as Selecções Nacionais, pelo que contou um pelotão extremamente competitivo.

A colega de equipa Mariana Costa venceu a prova feminina; já Ana Filipa disputou os lugares restantes do podium absoluto com Maria Areosa e Barbara Clemente. Contudo, no segmento de ciclismo a atleta não conseguiu acompanhar o ritmo e acabou por terminar a prova no 4.º lugar, sagrando-se vice campeã nacional no escalão etário 25-29 anos, ganho por Maria Areosa.

domingo, março 07, 2010

Ana Filipa Santos vence em Grândola


A Atleta Ana Filipa Santos vence em Grândola com a sua Grand Canyon AL 7.0W.

"O XVI Duatlo de Grândola reuniu mais de quinhentos atletas no fim-de-semana. Começou no sábado com o Campeonato Nacional Jovem e Prova Lazer, enquanto no domingo, as atenções centraram-se na competição lançada este ano pela Federação de Triatlo de Portugal (FTP), vocacionada para os amantes do todo-o-terreno, a Taça de Portugal PORterra.

Depois do arranque em Vila Franca de Xira, com o Duatlo das Lezírias, Grândola recebeu a segunda etapa do PORterra. Lino Barruncho (Clube Olímpico de Oeiras) e Ana Filipa Santos (Clube Triatlo Fundão) foram os vencedores absolutos.

No sector feminino, Ana Filipa Santos (Clube Triatlo do Fundão) repetiu o êxito do ano transacto, ao impor-se a Ana Teresa Machado (Clube Olímpico de Oeiras) que liderou a prova até ao BTT. Foi neste segmento que a atleta do Clube Triatlo do Fundão acabou por se revelar mais forte e assumiu o comando, para o não mais largar.

Ana Filipa Santos terminou com o tempo de 01h48m30s, menos dois minutos que Ana Teresa Machado."


Fonte: Federação de Triatlo de Portugal

quinta-feira, março 04, 2010

25 anos de Paixão

quarta-feira, março 03, 2010

Parceria Canyon Bicycles GmbH - Geopark Naturtejo em BTT



Castelo Branco, 03.03.2010. A Canyon associa-se a esta aventura que liga Álvaro a Penha Garcia pelo Geopark Naturtejo ao longo de 700kms em BTT, 8 dias a pedalar, 16 Geo-monumentos, 0 emissões de CO2 e 2 Homens em Expedição, entre os dias 27 de Março e 3 de Abril de 2010.


Os participantes são Rui Lourenço e Carlos Lourenço que têm como objectivo principal de viagem visitar e fotografar todos os geo-Monumentos do Geopark. Fazendo assim aquilo que pensam ser a 1ª Visita Completa em BTT ao Geopark Naturtejo. Poderão seguir diariamente esta aventura em http://naturtejoembtt.blogspot.com para além do blog http://canyon-portugal.blogspot.com. Não deixe também de visitar o website http://www.naturtejoembtt.com.


A viagem começará em Álvaro no Concelho de Oleiros e terminará em Penha Garcia no Concelho de Idanha-a-Nova. Todo o percurso será feito com as bicicletas Canyon Grand Canyon AL 6.0 e Grand Canyon AL 7.0, com excepção da 5ª etapa em que o Comboio também será usado entre as estações de Barca da Amieira e Castelo Novo. Pelo meio terão oportunidade de pernoitar em todas as sedes de concelho da Naturtejo: Oleiros, Proença-a-Nova, Vila Velha de Rodão, Nisa, Castelo Branco e Idanha-a-Nova.

Ana Filipa Santos & Grand Canyon AL 7.0W

A Atleta Ana Filipa Santos com a sua Grand Canyon AL 7.0W.