terça-feira, março 27, 2007

Novas cores UNIBET.COM alias CANYON.COM








Estreia Oficial em Eventos

Illiabum BTT 2007

Ultimate CF PRO Canyon.com



sábado, março 24, 2007

Projekt Olympia 08/12 e Chipre

Fumic Brothers Website
Treino no Chipre


Algumas fotos feitas pelo fotógrafo Maks Richter

Unibet.com alias Canyon.com

Devido ao diferendo com as autoridades francesas, os corredores da UNIBET.COM vão apresentar-se com este jersey nas corridas realizadas em França.


Equipamento completo: frente e verso


UNIBET.COM Cycling Team

A bela e o senão - Quadros Canyon XC

Penso que o blog serve também para expormos as dúvidas e eventuais problemas.

A questão é sobre os riscos associados e cobertura de riscos, do quadro, exclusivamente.

Vejamos...
Rigidez Estrutural, sim tem, e sempre foi muito admirada por todos, retratada imensas vezes no pormenor dos reforços e das soldaduras.
Mas fragilidade no caso de queda, está lá acho que patente, pronta a causar potenciais graves problemas, pois os tubos nas zonas centrais são muito finos - o som que emitem com um trinitar de unhas sobre eles revela exactamente isso, parece-me que a Canyon com uma queda azarada pode ficar em pior estado que umas arranhadelas na pintura.

É o senão da leveza, não é? OK mas então há aqui questões prementes:

Ora pergunto-me se um dia cair, mesmo uma simples queda típica de pedais de encaixe, e tiver o azar de acontecer numa zona empedrada e o quadro atingir alguma delas, e ficar com alguma mossa significativa, em que situação fico?

- Para começar acho que toda a gente concorda que este tipo de queda faz parte dos riscos associados à utilização XC
- A bicicleta supostamente comporta riscos gerais associados ao XC.
- Mas eu não sei exactamente o que esperar da garantia numa eventual situação como esta.
- Não sei se esse tipo de danos é reparável, e se é, não sei quem comportaria os custos.
- Na prática, da Canyon desconheço o que me pode acontecer quando tiver um azar em relação ao quadro, decorrente de uma pequena queda num passeio ou maratona de XC.


Re-editado: Reduzi a mensagem anterior ao essencial. Tive uma resposta via email. Vou concluir pois já sei com o que contar. As zonas centrais dos tubos são efectivamente finas como em muitas outras bicicletas em que existe uma preocupação de manter o quadro leve. É a tendência. No alumínio é assim que se poupam umas centenas de gramas que o mercado cada vez mais exige. Mas é a primeira bicicleta que tenho que é assim - assusta-me aquele som de casquinha, apesar de musicalmente ser muito agradável. É verdade que pequenas amolgadelas só fazem mossa no nosso orgulho. Em qualquer caso amolgadelas só se resolvem comprando quadro novo - sendo provável a Canyon solidarizar-se e simpaticamente conceder um desconto. Memorizado. É melhor manter-me sobre as duas rodas mesmo pela minha saúde.
Fico é ainda sem saber se as ES também são assim, mas considerando que pesam em média mais 1 quilo talvez já tenham tubos mais uniformes na grossura.

Bom, até mais. Chega de mensagens chatas minhas.

sexta-feira, março 23, 2007

Sai uma xc7 para a mesa do canto sff

A encomenda:

Andava desde o ano passado de olho numa. Desde as promoções de fim de época em que já não havia o meu tamanho. Fui-me entretendo com a minha HT mas já estava com ideias fixas, tinha de ter uma. E depois de uma noite mal dormida assim, foi... chegar ao trabalho e enviar um mail a encomendar com os dados. Havia o meu tamanho disponível, e foi dar os dados para pagamento numa sexta, na segunda-feira tinha sido facturada, e na terça seguinte estava a caminho!


A espera:

O prazo dado foram 8/10 dias. A parte que custa é ver os fins-de-semana a passar... E ao fim dos 10 dias não tinha chegado ainda. No 11º dia mandei mail a perguntar se algo se tinha passado, mas mais ao menos ao mesmo tempo ligam-se de casa a dizer que tinha acabado de bater à porta o carteiro com uma encomenda para mim. Chegando a casa lá estava o esperado bikeguard.


Montagem:

Muito simples, só meter as rodas e os apertos, e o guiador, e bombar ar para os amortecedores e suspensões, e está feito. A seguir foi só meter no carro e ir andar. 10 Kilómetrozinhos em Monsanto só para ver o estado actual e os ajustes a fazer.



A acção:

E pronto, é para isto que ela veio. Uma maravilha a subir (com suspensão trancada e amortecedor em propedal na posição 3), muito leve mesmo. Ainda não pesei mas penso que mesmo com pedais ainda está algo longe dos 13kg . Chegando lá a cima abre-se a suspensão e amortecedor e é descer e descer aos berros. A ver se não me esqueço de travar... E por falar em travões, eu que estava habituado aos v-brakes, estes Formula Oro Bianco que vêm na xc7 são para cima de geniais. Fiz uma descida gigante em alcatrão a alta velocidade, e os travões são muito suaves, nada do que estava habituado, mas a léguas. Fui também experimentado as várias posições do amortecedor, e responde muito bem mesmo.



Ajustes:

Ainda estou à procura da melhor posição para o selim, e para as manetes de travões e mudanças. Estava habituado ao Shimano invertido, agora há que "inverter"... As mudanças SRAM parecem-me um pouco mais barulhentas, e dá-me ideia que ou é mesmo da falta de hábito ou a afinação precisa de alguns ajustes que estava sem paciência para fazer na primeira volta. Este fim-de-semana segue o segundo teste no "campo", e logo se vê.

quinta-feira, março 22, 2007

XC4 - Ultimos retoques

Uma semana depois de receber a minha XC4, e de ter tempo para a conhecer melhor e realizar alguns ajustes, está cada vez mais perfeita, como um fato costurado à medida.

As suspensões:
Fiz um update ao meu primeiro post onde coloquei uma errata na opinião que inicialmente expressei das suspensões. Basicamente já li os manuais e fiz-lhes os ajustes que precisavam, e já estou a saber tirar melhor eficiência delas. O propedal é muito bom, e o lock da Reba também desde que ajustei o floodgate para desbloquear mais facilmente perante pequenos impactos. Consigo literalmente pedalar sem bombeio, mesmo a subir em pé, e ter o amortecimento disponível quando é preciso, tanto atrás como à frente.
Li até que o lock da Reba pode ser progressivo, só depende se o modelo de poplock o permite - Pelo menos li num forum que alguém terá optado por outro bloqueio remoto e coloca o bloqueio a 1/3 2/3 como quiser - parece-me agora supérfluo e que ter o floodgate adequado bastará.
Os pequenos ajustes:
Manetes dos travões bem mais inclinadas para baixo, já a senti-las como realmente gosto, sem stress no dedo indicador. As manetes das mudanças também ficam assim bem mais próximas do polegar, especialmente as mais pequenas que fazem descer a corrente tinham acesso algo difícil debaixo do guiador antes deste ajuste. As mudanças Sram não requerem nenhuma força, trata-se de melhorar apenas o posicionamento.
A posição ideal do selim, mais avançado ou recuado, é o que costuma levar mais tempo a aferir. Ainda não estou bem no ponto, mas vai-se encontrando com o tempo.
Selim:
O novo bonito e confortável selim que já está na bike, está lá muito bem. Outro melhor? talvez compre o SMP extra preto por 40 euros http://www.centralbikes.com/site/components/com_virtuemart/shop_image/product/smp_extra.jpg
É um pouco mais pequeno que o TRK man, a curvatura para baixo na frente também parece menor, de resto é igual. Perfil arredondado não lhes falta, se forem fofos, tipo gel, talvez não haja melhor opção para aquele preço, não deve ser ao acaso que a grande maioria tem preferido esses SMP.

Coisas em falta:
Uma botija & suporte de botija. Porque não uma da Canyon? vou questionar o pjfa.


terça-feira, março 20, 2007

Estreia - 40 km com a minha XC4

Passeio Rota da Estrela - Videmonte - 18/03/2007
Durante o percurso um colega da organização tentou fotografar-me uma vez, mas a máquina não ficou pronta a disparar a tempo :-)
Esta foto foi já durante o reforço alimentar (hmm rodelas de bom chouriço assado, alheira, pão regional, que bem que souberam) a meio do percurso - que foi tipo em 8, começando, acabando, e passando a meio, em Videmonte.

Aqui continuou a admiração pela bicicleta, que começou logo que a tirei do carro ás 8:30 da manhã, e fui sentindo sempre um pouco durante o percurso por quem reparava com mais atenção. Pressente-se que a grande maioria nunca tinha visto o logotipo Canyon nem nunca tinha ouvido falar desta marca. "Custou dois mil euros, ou mais" arriscou um colega. Eu disse o preço - espanto geral. Um senhor mais informado, dono de uma Trek também muito apreciada pela malta, afirmou então: "AS CANYON SÃO BICICLETAS DE MUITA QUALIDADE, SÃO É AINDA POUCO CONHECIDAS"


Quanto ao que senti nos 40km com a minha nova XC4:
Conforto. O passeio começou em ruas com calçada em granito, os vulgares "paralelos". Adeus à trepidação exagerada, incomodativa, cansativa, que a minha velha Hardrock XC me fazia sentir nesse piso.
Conforto. Os trilhos de montanha, pedras, buracos, as descidas em velocidade, tornaram-se mais seguras, mais confiantes, e imensamente mais confortáveis.
A segurança e confiança também se deve aos Nobby Nic, pela sua aderência excelente, mas se a intenção é rolar melhor, subir melhor, há melhores opções.
Para já vou gastando estes pneus a avaliá-los melhor, a usufruir da sua segurança, e a disfrutar sobretudo a bike pelos trilhos aqui em redor, voltar a ganhar melhor forma e aprender a adaptar-me a subir com suspensão total.
Finalmente, um dia ou mesmo dois dias depois dos 40km do passeio com o selim de origem, mal me podia sentar na bicicleta porque a dureza de uma cadeira de madeira, foi-me maçando apesar das boas suspensões. A novidade é que já o substituí por um que veio lá do mesmo país onde nascem as Canyon, através do Lidl, ao preço da chuva, mas bem melhor, bonito e leve - abri lá a caixa, dos 4 modelos já era o único para MTB que lá estava, pareceu bom, e confirmo - tivesse o buraco ergonómico e não tivesse aquela falsa concavidade e seria perfeito.













Vou vendo como se porta este selim, e procurar uma alternativa igualmente confortável mas já com o orifício.

Torque voadora

O nosso amigo Yankee-3 a testar a sua Torque!!!
Simplesmente excelente.



Mais fotos

segunda-feira, março 19, 2007

XC-6 Primeiras impressoes

Boas,
depois de alguns problemas no envio da primeira XC-6, (prontamente resolvidos pela Canyon...) Recebi entretanto, à cerca de 2 semanas, a segunda XC-6. E deste modo, já posso avançar com algumas considerações.




Primeiro de tudo... a bicicleta é super-equilibrada!! Para um peso de 12 Kg (já medidos e confirmados) temos um dupla suspensão com um comportamento fantástico (a descer é só abrir a Fox RP23 e siga, curtir!!! E simultâneamente é muito fácil de levar nas subidas.

Tenho emprestado a bici nalgumas saidas que fazemos em grupo, e a opinião é unaníme, pelo preço a Canyon é imbatível!! Especialmente no caso da XC-6 o conjunto é muito interessante com Fox à frente e Fox atrás, os fórmula Oro (que eu nao conhecia) são muito suaves e progressivos, e depois de rodados (já fizeram cerca de 120 Km) estão no ponto.
S-Ram tb foi novidade para mim, e como já muitos disseram, depois de experimentar só podemos dizer uma coisa... Adeus Shimano!! (pelo menos LX e XT que são os que conheço...)

Não há bela sem senão.... Primeiro, o selim "Selle Italia Filante" é muito, muito duro, muito fino e decididamente não me adapto a ele, ou ele a mim. Já decidi, e esta semana vou trocar, provavelmente por um SMP Strike Man. Tenho reparado que toda a gente que experimenta a bike, se queixa logo do selim!
E por último os pneus "Schwalbe Nobby Nic", são muito pouco resistentes a pancadas e trilhos mais duros, em 4 saidas furaram 2 vezes, e em trilhos onde ninguém do grupo passando pelos mesmos sítos, furou...
Será tb a próxima troca quando estiverem mais gastos.

Como extras, coloquei uns pedais de encaixe Shimano M520, e um GPS Maggellan Sport Track Map, que retirei do jipe ,e adaptei com suporte original e daquelas fitas de aperto. Optei por adaptar o GPS em vez de um ciclocomputador, pq tem mais funções como informações de altitude, velocidade inst. e média, odómetro, mapa detalhado e mt importante a possibilidade de passar os tracks para o computador para visualização da rota em cartas militares 1/25.000

Conclusão, muito satisfeito com a aquisição!
A relação preço qualidade é imbatível, e por este preço (1799 Euros+ Portes e Bike Guard) não encontramos nada com este equipamento...
Devo realçar tb a qualidade do quadro e das soldaduras, assim como o cuidado com a colocação dos cabos, com promenores interessantes como os autocolantes transparentes, que são muito rígidos e quase não se notam mas que protegem imenso na zonas onde passam os cabos, assim como em toda a parte inferior do quadro. A bicicleta transpira qualidade, e isso nota-se logo quando abrimos a Bike Guard...






































































Espero fazer um teste mais alargado com fotos da bike em acção!

Cumps

Xabarin

domingo, março 18, 2007

Canyon XC4 - Campeã BaixoPreço/Qualidade

Finalmente a minha bike! :-)

A primeira foto da praxe: acabadinha de montar!


Um ano depois de começar a pensar na minha primeira suspensão total, está finalmente comigo desde quinta feira de manhã.

Como o coração bate lentamente por estar bem rodado do BTT, e amadurecido, recebi-a como detestaria ser recebida uma miúda que adore que lhe digam quão boa está: calmo e sereno, sem a bajular :-) mas confiante de que a minha "menina" era boa mesmo antes de abrir a caixa a confirmar!

A montagem é realmente simples, e passados uns instantes está pronta, e fica logo a sensação de que a bicicleta foi muito bem montada e desmontada posteriormente, rodas e guiador, para ser enviada. As mudanças ficaram afinadas sem ter de ajusta-las nada. Não tenho ainda bomba de suspensões mas parecem vir a uma pressão adequada ao meu peso - não sei se o cuidado da Canyon chega a este ponto de pré-afinar suspensões ao peso, mas fiquei com essa sensação.

Vou daqui a umas horas, este domingo de manhã, ao passeio de Videmonte que veio anunciado na Bike Magazine. Será aí estreada. Até agora só andei um bocadinho aqui na minha rua, e desci umas escaditas devagar. Depois de amanhã deverei ter fotos em pleno uso, e uma impressão mais segura da bicicleta. Para já deixo as primeiras impressões:

A impressão geral é: Satisfaz Muito Bom.
Pontos fortes: Preço imbatível para uma bicicleta com esta qualidade.

Ou seja: 1400 + 50 euros, por uma bicicleta bonita, de peso controlado, com mudanças SRAM X9 que parecem ser realmente super eficazes, os travões Formula ORO hidráulicos e eficazes, a fox RP23 - foi um ponto chave ter o mesmo amortecedor que as bikes topo de gama, a suspensão Reba SL com bloqueio remoto, e como já li em respeito á ES9 - também as rodas me pareceram peso-pluma.

Impressões sobre as suspensões:

O amortecedor notei que em aberto está a aproveitar pouco mais de metade do curso, na prática pareceu-me suficiente, e pareceu-me também que interfere pouco na eficácia mesmo em subidas. O propedal torna a bicicleta praticamente rígida, fiquei com a sensação que poderei aprender depois a configurá-lo um pouco mais suave, em todo caso mesmo assim comprovei a sua função -> desci aqueles 15 cm de um passeio para a rua, com o rabo colado aquele assento pouco confortável, e o propedal de repente deixa amortecer algo, que tornou esse teste uma descida bem almofadada como uma rigida não consegue nem com um selim super almofadado.

A suspensão REBA SL, agradece-se o conforto como está. Desbloqueada, oferece um curso generoso e suficiente. Contudo esta sim prejudica a eficácia em subidas especialmente se feitas de pé e com um ritmo bruto inadequado. Mas o bloqueio remoto está ali ao alcance do polegar, simples e eficaz. Se aqui alguns dos maiores craques da zona em OC, usam esta suspensão ou enfim uma Reba superior, e o bloqueio remoto, também chega perfeitamente para mim - penso agora, e pensei também na hora da decisão pela XC4.
O que ainda não percebi, é se bloqueada, desbloqueia de facto perante um impacto significativo.
Acho que deverá ter essa função "safe" mas num pequenino teste que fiz não desbloqueou.
Não vou abusar, quero confirmar isto, se tem ou não um mecanismo de desbloqueio seguro e confiável, ou não. Por vezes pensava também que o bloqueio seria progressivo, mas de facto não é, a posição é única, o bloqueio total - exceptuando o SAG, uns 3 cm que continuam disponíveis.
Em todo caso só deverei bloqueá-la sobretudo em subidas difíceis e inseridas em prova competitiva. E se nem isso quiser, provavelmente bastará dar-lhe mais um cheirinho de pressão.
Re-Editado 22 /03/2007 - -> Esta opinião das suspensões que escrevi no primeiro dia que recebi a bike, fica aqui, mas ja só serve para mostrar que estava errado porque ainda não tinha dado atenção aos manuais acerca dos ajustes. Errata:
Quanto à Fox, descobri que o propedal na posição 1, mais suave, chega para o meu peso e a pressão que o amortecedor tem. Não bombeia e está sempre pronta a dar um amortecimento generoso.
Quanto à Reba, quando tiver a bomba de ar verei que pressão positiva e negativa terá e experimentarei alguns ajustes. Em todo caso já coloquei o floodgate bem mais suave e está a funcionar muito bem na posição lock, nem de pé bombeia, mas qualquer impacto ligeiro abre o lock e oferece um bom curso e boa progressividade de amortecimento.


Concluindo:
Foi com muita alegria que recebi a minha XC4, e que confirmo que está tudo do meu agrado. Valeu a pena esperar um ano. (Um ano que está aqui ainda em umas 30 folhas A4, onde imprimi fotos de bikes de variadíssimas marcas, anotei pesos, componentes, preços, preços aqui, preços em Espanha, etc. Se isto prova alguma coisa, é que a Canyon passa no teste dos consumidores mais informados e exigentes.) É que o ano passado a XC3 e XC4 destoavam mais do conjunto das outras XC, as de 2007 vieram realmente bonitas e com uma qualidade/preço imbatível.

Nota de curiosidade final, quanto ao desviador traseiro SRAM:
Um dia no Youtube tinha visto um vídeo a comparar um shimano com um SRAM.
O Shimano baloiçava todo com os impactos, fazendo a corrente esvoaçar desvairadamente.
O SRAM permanecia firme, e assim a corrente também quase não mexia.
Pois note-se que eu tive encomendada uma XC3, arrependi-me por ser azul, e por mais umas duas coisas, nomeadamente a XC4 já trazer SRAM. Pude então confirmar, que é de facto como no tal video. O desviador fica firme, a corrente praticamente não abana. Só ouço um ruído se a mínima trepidação a faz bater um pouco nas laterais do desviador dianteiro, e se a mudança traseira estiver numa intermédia, a corrente centrada no desviador dianteiro, então até se descem umas escaditas e quase nada de ruído. Nota 5 aos SRAM.


:-) Pedro PmtB

quinta-feira, março 15, 2007

Canyon Nerve ES9 - DT Swiss N'duro Special Edition

As Rodas.





Quando se tenta relativizar a importância dos componentes no comportamento global de uma bicicleta o quadro tem sempre a posição de destaque, mas cada vez mais me convenço de que as rodas desempenham um papel igualmente importante no comportamento.

Quando estava a escolher qual dos modelos da ES haveria de escolher, a única coisa que me fez inclinar definitivamente para a ES9 foram exactamente as rodas.

Como sou pesado já abri um aro a fazer XC muito calmo. Desta vez queria umas rodas desenhadas para suportarem um tratamento mais duro. Como eu não lhes dou esse tratamento, a robustez inerente deveria garantir que suportassem o meu peso.

A combinação de robustez e leveza das DT-Swiss N'duro Special ( EX 1750 ) parecia perfeita. E depois, claro.. O serem esteticamente muito bonitas não prejudicou em nada a decisão :)





Estas rodas, em si uma montagem especial da DT-Swiss, são por sua vez uma edição exclusiva para a Canyon em cor preta. Se bem que isoladamente ache as brancas ainda mais bonitas, no quadro da ES9 penso que o preto funciona muito melhor.

São rodas montadas à mão na DT-Swiss, e compostas por:
Cubos DT 240s
32 Raios DT Aerolite
Aros DT EX5.1D





Quando desembalei a Canyon e vi as rodas confesso que fiquei um pouco apreensivo. Os raios são achatados mas não fazia ideia de até que ponto eram finos. Parecem mais fitas que raios. Mas a DT-Swiss deve saber o que está a fazer.
Em termos estéticos são tudo o que estava à espera.







Quando se diz que as rodas pesam as duas "apenas" 1750grs, não se tem a noção exacta de até que ponto são leves. Apenas ao pegar nelas para as tirar da caixa é que me apercebi da leveza das rodas e da distribuição do peso entre o eixo e a circunferência muito equilibrada.








Na terra, que é onde elas devem estar, tem sido perceptível até que ponto influenciam na agilidade da ES9. É muito fácil acelerar e manter o ritmo. Sente-se que quando se pedala a força vai para "empurrar" a bicicleta para a frente em vez de ser gasta a "pôr as rodas a girar".

A minha apreensão no que diz respeito aos raios até agora é completamente infundada. Em termos de rigidez as rodas são muito boas. Não me apercebi de nenhuma flexão. Muito ocasionalmente ouço um ligeiro roçar dos rotores dos Juicy durante alguns metros e mas não tenho a certeza se estará relacionado com as rodas.



Resumindo, para já são dos componentes que mais ultrapassaram as minhas expectativas. E são lindas :)